Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Próxima Paragem

Próxima Paragem

A Pequena e Encantadora Cidade de Praga na Época Natalícia

Praga, posso muito bem chamar esta cidade como "A cidade Europeia da Arquitectura" e poderia começar mesmo pela "Casa Dançante", mas nunca mais sairia daqui com as histórias, fotografias e tudo mais que vi e aprendi, nesta que é das cidades mais faladas para visitar, principalmente no inverno quando cai neve.

SAM_2100.JPG

SAM_2108.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para mim esta foi das cidade que conheci com mais influencia no que diz respeito a antiguidades, não que eu "ligue" muito a este género de coisas, mas em qualquer canto da cidade existe uma loja de antiguidades, à quem as chame de "museus".

SAM_2058.JPG

SAM_2062.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Situada na Boémia central, Praga é "decorada" com estatuas de grandes soldados/militares de outros tempos, abundante de torres e miradouros, cerca de 500 torres estão espalhados pela cidade, bastantes conventos, mosteiros, igrejas e praças, assim como edifícios barrocos e góticos.

Pontes elegantes no qual se destaca a Ponte Carlos, situadas todas elas no rio Moldava.

SAM_2086.JPG

SAM_2092.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Apartamentos bastante trabalhados, muitos e muitos museus também preenchem toda a cidade. 

SAM_2097.JPG

 

SAM_2104.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma das coisas que gostei em particular foram as ruas (que não eram muito largas), assim como as portas ou portões, como queiram chamar (eles eram enormes) de alguns apartamentos e casas. Em especial estes dois que achei muito bonitos e trabalhosos, um deles era do Consulado Italiano.

SAM_2122.JPG20151220_113817.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SAM_2078.JPG

SAM_2124.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Praga

O Castelo de Praga que é atracão principal e deixa qualquer um encantado. Durante a noite como podem ver é

deslumbrante a paisagem com de fundo.

Grandeza de monumentos com abundância e uma grande imensidão de artesanato, no qual os cristais mais se reflectem aos nossos olhos. Brilham tanto que nos deslumbram. Sim, porque Praga é conhecida pela Cidade dos Cristais.

O centro histórico possui 866 hectares e é tão valioso que, em 1992,  foi distinguido pela UNESCO como património cultural e natural da humanidade.

É claro, que não posso deixar de vos falar sobre o grande e famoso Relógio Astronómico de Praga.

Relógio Astronómico de Praga

Este foi feito pelo relojoeiro Mikulás. É um dos relógios mais antigos e detalhados do mundo.

O relógio é formado por três componentes principais: uma esfera astronómica que indica a hora e a posição do sol e da lua, uma esfera com medalhões que representam os meses, e um mecanismo que mostra a cada hora a procissão dos Doze Apóstolos.

Todos os dias das manha a noite, o relógio ganha vida. Para além do movimento mecânico dos apóstolos, existem outras estatuas que se movimentam na parte externa do relógio.

Estes distinguem, algumas das coisas mais receadas pelas pessoas que ali vivem hoje em dia: avareza, vaidade e morte.

O relógio astronómico de Praga indica várias horas: a hora astronómica, a centro-europeia, a checa antiga e a babilónica. Este relógio é o único no mundo que pode dizer a hora babilónica.

Existe uma lenda que conta que o criador deste relógio foi cegado após ter terminado este magnifico trabalho, para que não recriasse em nenhuma outra cidade, ou até que fizesse um melhor. Mas dizem, que por vingança, o relojoeiro Mikulas estragou o relógio antes de morrer e o amaldiçoou.

Dizem também, que todos os homens que tentaram consertar o relógio enlouqueceram ou morreram.

Se é verdade ou não, ninguém sabe, mas que ele é muito bonito lá isso é!

Esta não é a primeira vez que vou a Praga e espero que não seja a ultima, mas esta vez fui para conhecer o mercado de Natal.

Para mim as festas de Natal, têm como nome Magia, e o Natal de Praga não foge a regra.

Pinheiros, decorações, arvores iluminadas pela rua fora e luzes com várias formas enchiam e davam mais vida as ruas estreitas desta encantadora cidade.

 

SAM_2166.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No centro existe o pinheiro de Natal mais LINDO e bem enfeitado que já vi até hoje. 

SAM_2180.JPG

Em todos os mercados de Natal que percorri na Alemanha, este ganhou apenas no pinheiro de Natal, pois todo o resto, os mercados de de Natal na Alemanha são bem melhores a começar pela comida.

Este tem imensas barraquinhas, mas a variedade não era muita. 

Praga

Mas aquele doce que eu conheço como "Baumstrizel" estava em grande nesta cidade, pois ele era feito na brasa e é maravilhoso.

20151220_140321.jpg

SAM_2158.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Basicamente o que valeu para mim foi mesmo o pinheiro, a decoração e este doce que eu adoro.

A noite na cidade é lindíssima e acredito que com neve deve ser mais ainda.

Gostei deste pequeno passeio por terras checas, numa altura em que a maioria das cidades ganham mais luz e alegria em qualquer canto escondido.