Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Próxima Paragem

Próxima Paragem

As ruas geladas de Hamburgo no mês do Pai Natal

 

SAM_0481.JPG

Hamburgo é uma cidade bonita, mas não mais que Leipzig.

É a segunda maior cidade da Alemanha, mas na minha opinião não faz dela a melhor.

Na época natalícia, Hamburgo ganha vida, musica e alegria em geral. 

É conhecida como a "Veneza do Norte".

SAM_0545.JPGSAM_0541.JPGSAM_0544.JPGOferece uma abundância de canais e rios e possui mais de 2.000 pontes. 

As barraquinhas de Natal tem como em todas as outras festas de Natal na Alemanha uma grande variedade de artesanato, doces e comidas típicas não só da cidade como também internacionais. SAM_0550.JPGSAM_0559.JPGAdoro especialmente os trabalhos feitos em madeira. São lindos e perfeitos.

Os relógios então, são dos mais bonitos que já vi. SAM_0525.JPG As luzes e as formas como são colocadas pela cidade são realmente lindíssimas, dão mais vida e ilumina o coração de todos que por aqui passam.

Fiquei super contente e achei muito bonito por ver num dos prédios desta linda cidade, palavras em várias línguas desejando "boas festas", umas das quais em Português.

 SAM_0533.JPGSAM_0537.JPG

Existem vários mercados de Natal em Hamburgo. Quero com isto dizer, que não existe apenas no centro da cidade mas também nos arredores da mesma.

A grande estrela deste mercado principal é o Pai Natal voador.

Ele voa três vezes ao dia acabando por surpreender os visitantes com um passeio pelo céu, ao sobrevoar o mercado no tradicional trenó guiado pelas suas amigas renas.SAM_0565.JPG 

O mercado formado por barracas e luzes brancas fica na famosa rua Jungfernstieg, conhecida por ser uma das melhores ruas de compras de luxo da Europa, com lojas muito caras e muito conhecidas.

SAM_0655.JPG

Vários restaurantes para apreciar a vista deslumbrante à beira do lago Alster. O seu brilho e elegância reflectem a região onde estive.

SAM_0642.JPGSAM_0656.JPG

Na imagem abaixo, apresento os 5 barcos temáticos desta festa. Dois deles funcionam como “Padarias” onde as crianças podem fazer as suas próprias bolachas de natal para levarem para casa.

Há ainda o “Barco do Teatro”, com apresentações especiais e o “Barco dos Sonhos”  com pinturas, jogos e brincadeiras.

SAM_0639.JPG

Enquanto os miúdos se divertem, os pais podem confraternizar com os amigos no “Barco Café”, apreciando assim a bela vista do lago.

SAM_0643.JPG

Falando um pouco de Hamburgo em geral, para quem não sabe, esta cidade tem o segundo maior Porto da Europa, perdendo com o de Roterdão na Holanda.

Tudo é processado automaticamente, desde o descarregamento e carregamento dos barcos até ao armazenamento dos contentores. 

Uma coisa que não falta é vídeos no Youtube para quem estiver interessado e tiver alguma curiosidade.

O Porto de Hamburgo é espectacular quanto a sua dimenção e moderno quanto ao seu desempenho.

SAM_0616.JPG

SAM_0738.JPG

SAM_0737.JPGDo lado onde eu estava, atravessei um túnel que fica a 12 metros de profundidade do rio Elba que me levou mesmo ao Porto de Hamburgo, do outro lado da cidade.

SAM_0618.JPG

Este túnel chamado Elbtunnel tem um comprimento de 426.50 metros. Acreditem, era mesmo comprido!

Existe um elevador para pessoas e bicicletas e outro para carros.

E caso o elevador para pessoas e bicicletas estivesse avariado, a gente tem sempre esta pequena/grande escadaria para descer e subir.

Ainda bem, que no meu caso foi só descer.

SAM_0623.JPG 

SAM_0624.JPG

Passam milhares de navios todos os dias e por esta cidade já se come peixe fresco.

Pelo menos o peixe que comi estava bom! Se calhar foi porque comi num dos tantos restaurantes Portugueses que lá existe. Nunca vi tanto restaurante Português junto, admito que até ficou difícil de escolher. Mas nada como uma casa simples, simpática, acolhedora e acessível para nos abrir o apetite.

No final, antes de vir embora tive de comprar na pastelaria Portuguesa ao lado, duas das nossas famosas natas Portuguesas.

Ah,tão bem que me soube!

Não imaginam como é bom matar a saudade de comer doces Portugueses cá fora. 

Poderia terminar por aqui esta minha pequena viagem, mas não posso sem antes vos falar numa das maiores pistas de gelo que já vi até hoje ao ar livre.

Adorei, adorei, adorei.

Só tive pena de não ter tido mais tempo e assim poder patinar também.

SAM_0719.JPG Existe um bar, onde as pessoas podem passar um bom tempo a conversar e para quem tem filhos e não sabe patinar, é uma excelente forma de estar sempre por perto.

SAM_0718.JPGEra uma alegria. Havia musica que se ouvia a distância, alta e bom som e á noite havia luzes, como se fosse uma discoteca ao ar livre.

Achei mágico e muito divertido apesar de só ter ficado ali apreciar.

Termino por fim esta minha viagem e posso dizer que adorei conhecer mais uma cidade e mais um Natal Alemão.

É uma cidade que deixou saudade.

Com certeza volto lá um dia, quanto mais não seja, com os meus filhos e passar assim, uns dias bem divertidos e em beleza.