Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Próxima Paragem

Próxima Paragem

Ser Bombeira Voluntária na Alemanha #4

Os Bombeiros Voluntários desta cidade, só actuam durante a noite, sendo assim um apoio aos Bombeiros Profissionais. Não fazem serviços de saúde, não lhes compete a eles fazerem, já nós em Portugal não sobrevivemos sem os serviços de saúde. Não têm as portas abertas 24h como nós, daí a nossa grande dificuldade para aprender-mos as coisas. 

Todos os Bombeiros, têm um aparelho em casa, chamado "Bipp"  que em caso de incêndio durante a noite, o aparelho toca (bem alto) e todos devem sair o mais rápido possível das suas casas e irem directos para o quartel, onde têm as suas fardas nos armários prontas a serem vestidas. Em Portugal, existem os piquetes, onde os Bombeiros pernoitam até a manha seguinte. Não tem essa de acordar a família e os vizinhos.

Os Bombeiros Voluntários do quartel onde andamos tinham dois carros para incêndio e uma ambulância de transporte de pessoas. Nós, em Portugal, pelo menos onde estivemos, tínhamos seis ambulâncias de socorro, sete de transportes clínicos, cinco carros de incêndio, um auto-tanque, um carro de comando, dois barcos e dois cães rufias que nos faziam companhia.

No que diz respeito a formações, nós tínhamos muito, mas muito mais. Além dos piquetes onde muitas vezes a gente tinha treinos, tínhamos também objectivos trimestrais já para não falar dos anuais. 

Porém, eles têm algo particularmente bom, na minha opinião, que são as fardas e o material em geral.

Não falta absolutamente nada. Nada mesmo. Todos têm direito a um equipamento de protecção individual (EPI) completamente novo, coisa que com nós não acontece. Acho deveras importante um bom equipamento e todas as peças importantes que ele traz. É muito chato quando uma pessoa é obrigada a vestir um casaco maior que nós ou mais pequeno, um capacete que não dá para apertar, umas luvas maiores que as nossas mãos...etc. 

Só nisto é que acho que eles realmente são melhores que nós. 

Para quem não sabe, Portugal é um dos países Europeus com maior numero de Bombeiros Voluntarios. 

Certo é, que boas e más pessoas existe em todo o lado, mas, para nós, somos sem duvida um povo mais caloroso, mais activo, mais profissional e amigo do próximo. 

2 comentários

comenta este post